quarta-feira, 16 de abril de 2008

Uma boa alimentação

Alimentar-se bem não significa comer muito ou pouco. O mais importante é o valor nutritivo dos alimentos.
Além disso, é necessário ter uma alimentação diferenciada e equilibrada, ou seja, que tenha todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do nosso organismo.
Veja quais são esses nutrientes:
proteínas: têm a função de repor células e são as responsáveis pelo crescimento e pela construção do corpo. Encontradas no leite, ovos, carnes, peixes e feijão.
carboidratos: são a principal fonte de energia para o corpo. Encontrados no pão, arroz, massas, doces, farinhas e batata.
gorduras e lipídios: também são considerados como fonte de energia. Ficam armazenados no organismo para suprir a falta de carboidratos, se estes são ingeridos em menor quantidade. São encontrados na manteiga, margarina, óleo, gorduras.
vitaminas: não fornecem energia nem constroem o copro, mas são importantes para evitar doenças. Encontradas em frutas, legumes, peixes e leite.
sais minerais: são substâncias importantes para a formação de ossos e para o transporte do gás oxigênio na respiração. Encontrados no leite, ovos, sal de cozinha e em algumas verduras.
Além dos nutrientes extraídos dos alimentos, a água é também um elemento indispensável ao nosso corpo.
Ela auxilia o transporte de substâncias para todo o organismo, mantém estável a temperatura do corpo através da transpiração e auxilia a eliminação de substâncias nocivas ao organismo em forma de urina.
Frutas, verduras, leite e sucos contêm grande quantidade de água.

Nenhum comentário: