1. Coloque em ordem alfabética: (1,0 – 0,1)
bola peteca estádio contente gramado
vitrola gaveta microfone jardim mercadoria
2. Reescreva as frases substituindo as palavras em destaque por um sinônimo, fazendo as adaptações necessárias: (0,5 – 0,1)
a. Hoje meu cachorrinho foi passear de automóvel.
b. Adoro comer bem.
c. Quando assisto a filmes, costumo dormir tarde.
d. Voltei da escola bem rápido.
3. Os trechos seguintes estão escritos em linguagem coloquial. Reescreva-os em linguagem formal. (0,5 – 0,1)
a. Que cara chato! Ele só me enche o saco.
b. Não enrola, pega pra mim o rango.
c. Cê me dá um golinho de refri?
d. Quebra meu galho! Faz o trabalho pra mim!
e. Tô cheia! Já comi bastante.
4. Forme uma palavra para cada prefixo abaixo: (0,5 – 0,1)
a. super-:
b. des-:
c. pre-:
d. in-:
e. re-:
5. Nas palavras abaixo, separe os sufixos e indique a palavra primitiva. Veja o exemplo: (0,5 – 0,1)
churrasqueiro: churrasco + eiro
a. florista
b. pastelaria
c. vidrinho
d. riacho
e. casebre
Agora, responda nessa folha:
6. Coloque D para descrição ou N para narração: (1,0 – 0,1)
a. A menina morava em uma casa azul, grande, com quintal repleto de árvores e um belo jardim. ( )
b. No feriado fomos ao shopping fazer compras. ( )
c. O carro não era nada confortável e fazia um barulho ensurdecedor. ( )
d. O sarampo é uma doença infecciosa aguda provocada por vírus. ( )
e. A casa que eu comprei é azul com portão amarelo, tem um quintal grande e bonito. ( )
f. Ontem no shopping, comprei um sapato. ( )
g. Fui à casa da vovó no domingo. ( )
h. O seu carro está velho, quebrado e sem gasolina. ( )
i. Eu gosto de sorvete de limão. ( )
j. Ontem jantei na casa dos meus avós. ( )
7. Escreva V para verdadeiro e F para falso: (0,4 – 0,1)
No dicionário:
( ) carinho vem antes de carinhoso.
( ) pastel vem antes de pássaro.
( ) frente vem depois de frase.
( ) grave vem antes de grama.
8. Leia os verbetes abaixo e sublinhe o significado adequado para cada contexto abaixo: (0,6 – 0,3)
a. Minha irmã contou que seu carro está batido.
batido – adj : 1. Que levou pancada. 2. Espancado, sovado. 3. Vencido, derrotado.
b. Oscar fez uma cesta de 3 pontos no jogo de sábado.
Cesta – sf: 1.Recipiente que serve para guardar ou transportar mercadorias, roupas etc. 2. Esp. No basquetebol, rede de malha por onde se faz passar a bola. 3. Esp. Ponto, no basquetebol.
9. Leia o verbete abaixo: (0,4 – 0,2)
ces.ta.ri.a – sf 1. Grande quantidade de cestos ou cestas. 2. Indústria de cesteiro. 3. Estabelecimento onde se vendem cestos.
a. O que significa a sigla sf?
b. O que indicam os números 1, 2 e 3?
10. Ligue corretamente: (0,6 – 0,2)
Adjetivos* * palavras que dão nome às coisas, elementos da natureza,
objetos,sentimentos e tantos outros.
Verbos* * conferem aos substantivos qualidades positivas ou negativas.
Substantivos* * indicam movimento, mudança de alguma situação.
11. Na frase “Ele escorregou e caiu em cima da mesa quebrada.”, as palavras destacadas são, respectivamente: (0,5)
a. Verbo, substantivo e adjetivo.
b. Substantivo, adjetivo e verbo.
c. Substantivo, verbo e adjetivo.
12. Circule com lápis azul os adjetivos e com rosa os substantivos: (1,0 – 0,05)
a. Era um cavalinho branco de crina loira, comprida e dourada.
b. Em dias ensolarados, leve seu animalzinho para passear.
c. Trate as pessoas com gestos afetuosos.
d. A caneta preta está falhando.
e. O apartamento do meu amigo é bonito, amplo e luxuoso.
f. O cravo é amarelo e perfumoso.
13. Marque as frases que não têm verbos: (0,5 – 0,1)
( ) Oba! Ganhei!
( ) Que maravilha!
( ) Meu irmão é mais novo que eu.
( ) Guarde sua saia no armário.
( ) Parabéns!
15. Associe cada palavra a seu significado: (1,0 – 0,2)
tetra - quatro
astro – astro
termo – calor
cromo – cor
cali – belo
nomia – lei – regra
grafia – escrita
gono - ângulo
metro – que mede
terapia - cura
( 1 ) tetrágono ( ) escrita bonita
( 2 ) caligrafia ( ) cura pela cor
( 3 ) astronomia ( ) mede o calor
( 4 ) cromoterapia ( ) polígono de quatro ângulos
( 5 ) termômetro ( ) lei dos astros
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