segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Gramática e Ortografia

1. Escreva se os trechos abaixo são descritivos ou narrativos:
a. Ontem, pela manhã, visitei a casa de meu avô.
b. Como é bonito aquele lugar, todo florido e cheio de aves raras.
c. Frederico foi ao baile e pediu Aline em namoro.
d. Amanda é uma menina bondosa, amorosa com todos, cheia de virtudes.

2. Leia o verbete abaixo:

Garganta – s.f. 1. Parte interior do pescoço que corresponde principalmente à faringe; goela. 2. P.ext. A própria voz. 3. Abertura ou passagem estreita. 4. Vale estreito, encaixado entre vertentes abruptas (penhascos); desfiladeiro. 5. Dor de garganta, nome comum a diversas inflamações da região da garganta, como amigdalite, angina, faringite e laringite. 6. Pop. Mentira, fanfarronice.

a. O que significam a sigla s.f. e os números que aparecem no verbete?
b. Na frente das frases abaixo anote o número do significado que melhor corresponde ao contexto utilizado. (0,9 – 0,3)
Ele me contou uma história enorme, mas acho que é tudo garganta. ( )
Perdi-me numa imensa floresta, quando me dei conta estava numa garganta muito perigosa. ( )
Fui ao médico porque estava sentido minha garganta arranhar. ( )

3. Reescreva o trecho substituindo as palavras em destaque por um antônimo. Faça as modificações necessárias:
O dia estava claro e tinham muitas pessoas na rua. Todos estavam felizes, pois havia chegado o calor, e podiam passar o dia todo fora de casa.


4. Reescreva o trecho substituindo as palavras em destaque por um sinônimo. Faça as modificações necessárias:
Estava andando tranqüilamente na calçada, quando de repente tropecei num pequeno vão que havia no concreto. Caí por cima do braço destro. Minha mãe me levou direto para o pronto socorro, e sabe o que houve? Tive que engessar, pois fraturei o osso.

5. Passe as frases abaixo para a linguagem formal:
a. Cê tá bem?
b. A gente vai para festa hoje.

6. Nas palavras abaixo, separe os sufixos e indique a palavra primitiva. Veja o exemplo:
churrasqueiro: churrasco + eiro
a. goiabeira:
b. pedraria:

7. Forme uma palavra para cada prefixo abaixo:

a. super-:
b. re-:


8. Reescreva os trechos abaixo substituindo as palavras destacadas por antônimos:
a. “Um cocozinho feio e fedidinho, jogado no pasto de uma fazenda.”
b. “O homem foi chegando, abrindo um sorriso, e seu rosto se iluminou:”
c. E, usando uma pá, com todo o cuidado, ele levou o cocozinho para um lindo jardim.

9. Reescreva o trecho substituindo as palavras em destaque por sinônimos e faça as modificações necessárias:

a. “Hum! Que coisa fedida!” – diziam as crianças.
b. Mas que maravilha! Que belo cocô! Era exatamente disso que eu precisava.
c. Aquele homem deveria ser maluco!

Nenhum comentário: