segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Pra pensar um pouquinho...

Alguém mandou esse texto para o grupo de atividades que faço parte, mas não lembro quem foi. Se alguém souber, me avisem para colocar os créditos.
beijinhos

Psiu! Vamos escutar o silêncio?
Rua: automóveis, motos, freadas, buzinas, gente passando, construções.
Escola: gritaria, algazarra, sinal, correria.
Em casa: tem geladeira, liquidificador, batedeira, som ligado, televisão falando sem parar. Dá pra ouvir ainda outros ruídos, como:máquina de lavar roupa, os barulhos do elevador, a mãe desesperada gritando com a criança para que ela vá estudar!
É... tenho que concordar com quem afirmou que “o homem moderno perdeu o prazer do silêncio”.
No meio de tanto barulho, as pessoas também se acostumam a ser mais barulhentas, inquietas, estabanadas. Talvez elas achem que, se não fossem assim ,não serão ouvidas. Afinal elas têm que competir com as centenas de ruídos que as rodeiam.
Só que, se formos nesse ritmo vamos ficar loucos ou surdos. Aliás o excesso de barulho provoca a dilatação das pupilas, acelera o coração, contrai os vasos sanguíneos,aumenta os movimentos do estômago e a produção de adrenalina, além de afetar a audição.
É preciso diminuir o barulho. Isso fará bem para todos nós. Mas eu queria propor outra coisa: Vamos praticar alguns momentos de silêncio durante o dia? Minutos de calma, paz, atenção. Brincar de escutar o silêncio...
Garanto que vamos falar menos bobagens, ter mais saúde e todo o ambiente será melhor. Vamos aprender também a ouvir as coisas boas e importantes,que as pessoas querem nos falar.
Claro que existem horas pra rir, correr, brincar etc. Só que as pessoas estão esquecendo as horas de ficar em silêncio, por isso: Psiu ... (autor desconhecido)

3 comentários:

Anônimo disse...

gostei do texto....
trabaho com tempo integral anos finais e gostaria de ver atividades relacionadas ao projeto
atividades diferenciadas
bjuss seu blog e muito legal

Cintia Meirelles disse...

Adorei o texto, era tudo o que eu precisava para hoje. Silêncio!! Seu blog tem me ajudado muito na preparação das minhas aulas, valeu!!!

Evê disse...

Que bom... fico muito feliz em poder contribuir com as pessoas da mesma forma que contribuem comigo...
beijocas