segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Brasil - Geografia

1. Assinale as alternativas nas quais as frases estão corretas: (2,5)
( ) Cada estado é uma unidade administrativa.
( ) Os estados não têm governo próprio.
( ) A sede do governo é chamada de Capital.
( ) A sede do governo fica no município que tem menos habitantes.
( ) A atual capital brasileira é o Rio de Janeiro.

2. Agora, copie as frases erradas do exercício anterior corrigindo os erros: (1,2)

3. Como é feita a divisão política do Brasil? (0,45)
a. O Brasil possui 24 estados e um Distrito Federal.
b. O Brasil possui 26 estados e um Distrito Federal.
c. O Brasil possui 26 estados e dois Distritos Federais.

4. Quais foram as principais pessoas envolvidas na construção de Brasília? (0,45)
a. Juscelino Kubitschek, Oscar Niemeyer e Lúcio Costa
b. Juscelino Kubtischek, Oscar Freire e Lúcio Mauro
c. Luís Inácio, Oscar Niemeyer e Lúcio Costa

5. Complete o quadro com os fatos referentes à Brasília de acordo com o ano: (1,2)

1.891

1.953

1.956

1.960


6. Completes as frases utilizando o quadro: (1,6)

cidades-satélites administrativas autônomo 26
Distrito Federal atípica estado governo

a. O mapa político do Brasil mostra que nosso país é formado por _______ estados e um _______________ _______________.
b. O Distrito Federal constitui uma unidade _______________ na Federação. Não é um ________________ nem possui municípios. Consiste de um território ___________________, dividido em regiões _________________________.
c. Exceto Brasília, Capital Federal e sede do _______________ do Distrito Federal, as demais regiões administrativas são conhecidas como _______________ _______________.


1. O que representa cada estrela da bandeira brasileira? (1,0)

2. Escreva os significado das cores da bandeira brasileira: (1,0 – 0,25)
a) Azul
b) Verde
c) Amarelo
d) Branco

3. Quais são as cinco regiões brasileiras? (0,5)

4. O que é limite? (1,0)

5. Cite alguns acontecimentos que contribuem para a mudança dos limites entre os estados.(0,5)

6. Assinale as alternativas corretas: (1,0 – 0,5)
a) O Mapa físico apresenta:
( ) elementos naturais como rios, serras, planícies etc.
( ) elementos culturais como músicas, cultura e informação.
( ) elementos básicos representando o clima da região.

b) A sigla IBGE significa:
( ) Instituto Biológico de Geografia e Escola.
( ) Instituto Botânico de Galhos Estudados.
( ) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

6. Escreva o nome dos estados que fazem limite com: (0,9 – 0,1cd)
a. São Paulo
b. Goiás
8. Complete as frases com as palavras do quadro: (1,0 – 0,25 cd)
absoluta – demográfica – áreas – regional

a. _________________ povoadas são áreas que têm elevada densidade demográfica.
b. Densidade _______________ é o número de habitantes por quilômetro quadrado de uma área.
c. População _____________ é o número total de habitantes de uma área: pode ser um bairro, um município, um estado, uma região ou um país.
d. Divisão _______________ foi criada em 1942 para organizar informações que todos pudessem entender.

9. Que estado foi criado e desmembrado de Goiás em 1988? (0,6)

10. Observe o mapa da América do Sul e responda: (1,5 – 0,5)
a) Que países não fazem fronteira com o Brasil?
b) Que oceano se encontra a oeste da América do Sul?
c) Que oceano se encontra a leste da América do Sul?

Gramática e Ortografia

1. Escreva se os trechos abaixo são descritivos ou narrativos:
a. Ontem, pela manhã, visitei a casa de meu avô.
b. Como é bonito aquele lugar, todo florido e cheio de aves raras.
c. Frederico foi ao baile e pediu Aline em namoro.
d. Amanda é uma menina bondosa, amorosa com todos, cheia de virtudes.

2. Leia o verbete abaixo:

Garganta – s.f. 1. Parte interior do pescoço que corresponde principalmente à faringe; goela. 2. P.ext. A própria voz. 3. Abertura ou passagem estreita. 4. Vale estreito, encaixado entre vertentes abruptas (penhascos); desfiladeiro. 5. Dor de garganta, nome comum a diversas inflamações da região da garganta, como amigdalite, angina, faringite e laringite. 6. Pop. Mentira, fanfarronice.

a. O que significam a sigla s.f. e os números que aparecem no verbete?
b. Na frente das frases abaixo anote o número do significado que melhor corresponde ao contexto utilizado. (0,9 – 0,3)
Ele me contou uma história enorme, mas acho que é tudo garganta. ( )
Perdi-me numa imensa floresta, quando me dei conta estava numa garganta muito perigosa. ( )
Fui ao médico porque estava sentido minha garganta arranhar. ( )

3. Reescreva o trecho substituindo as palavras em destaque por um antônimo. Faça as modificações necessárias:
O dia estava claro e tinham muitas pessoas na rua. Todos estavam felizes, pois havia chegado o calor, e podiam passar o dia todo fora de casa.


4. Reescreva o trecho substituindo as palavras em destaque por um sinônimo. Faça as modificações necessárias:
Estava andando tranqüilamente na calçada, quando de repente tropecei num pequeno vão que havia no concreto. Caí por cima do braço destro. Minha mãe me levou direto para o pronto socorro, e sabe o que houve? Tive que engessar, pois fraturei o osso.

5. Passe as frases abaixo para a linguagem formal:
a. Cê tá bem?
b. A gente vai para festa hoje.

6. Nas palavras abaixo, separe os sufixos e indique a palavra primitiva. Veja o exemplo:
churrasqueiro: churrasco + eiro
a. goiabeira:
b. pedraria:

7. Forme uma palavra para cada prefixo abaixo:

a. super-:
b. re-:


8. Reescreva os trechos abaixo substituindo as palavras destacadas por antônimos:
a. “Um cocozinho feio e fedidinho, jogado no pasto de uma fazenda.”
b. “O homem foi chegando, abrindo um sorriso, e seu rosto se iluminou:”
c. E, usando uma pá, com todo o cuidado, ele levou o cocozinho para um lindo jardim.

9. Reescreva o trecho substituindo as palavras em destaque por sinônimos e faça as modificações necessárias:

a. “Hum! Que coisa fedida!” – diziam as crianças.
b. Mas que maravilha! Que belo cocô! Era exatamente disso que eu precisava.
c. Aquele homem deveria ser maluco!
1. Coloque em ordem alfabética: (1,0 – 0,1)

bola peteca estádio contente gramado
vitrola gaveta microfone jardim mercadoria

2. Reescreva as frases substituindo as palavras em destaque por um sinônimo, fazendo as adaptações necessárias: (0,5 – 0,1)

a. Hoje meu cachorrinho foi passear de automóvel.
b. Adoro comer bem.
c. Quando assisto a filmes, costumo dormir tarde.
d. Voltei da escola bem rápido.

3. Os trechos seguintes estão escritos em linguagem coloquial. Reescreva-os em linguagem formal. (0,5 – 0,1)

a. Que cara chato! Ele só me enche o saco.
b. Não enrola, pega pra mim o rango.
c. Cê me dá um golinho de refri?
d. Quebra meu galho! Faz o trabalho pra mim!
e. Tô cheia! Já comi bastante.

4. Forme uma palavra para cada prefixo abaixo: (0,5 – 0,1)
a. super-:
b. des-:
c. pre-:
d. in-:
e. re-:

5. Nas palavras abaixo, separe os sufixos e indique a palavra primitiva. Veja o exemplo: (0,5 – 0,1)
churrasqueiro: churrasco + eiro
a. florista
b. pastelaria
c. vidrinho
d. riacho
e. casebre

Agora, responda nessa folha:

6. Coloque D para descrição ou N para narração: (1,0 – 0,1)
a. A menina morava em uma casa azul, grande, com quintal repleto de árvores e um belo jardim. ( )
b. No feriado fomos ao shopping fazer compras. ( )
c. O carro não era nada confortável e fazia um barulho ensurdecedor. ( )
d. O sarampo é uma doença infecciosa aguda provocada por vírus. ( )
e. A casa que eu comprei é azul com portão amarelo, tem um quintal grande e bonito. ( )
f. Ontem no shopping, comprei um sapato. ( )
g. Fui à casa da vovó no domingo. ( )
h. O seu carro está velho, quebrado e sem gasolina. ( )
i. Eu gosto de sorvete de limão. ( )
j. Ontem jantei na casa dos meus avós. ( )


7. Escreva V para verdadeiro e F para falso: (0,4 – 0,1)
No dicionário:
( ) carinho vem antes de carinhoso.
( ) pastel vem antes de pássaro.
( ) frente vem depois de frase.
( ) grave vem antes de grama.

8. Leia os verbetes abaixo e sublinhe o significado adequado para cada contexto abaixo: (0,6 – 0,3)
a. Minha irmã contou que seu carro está batido.
batido – adj : 1. Que levou pancada. 2. Espancado, sovado. 3. Vencido, derrotado.

b. Oscar fez uma cesta de 3 pontos no jogo de sábado.
Cesta – sf: 1.Recipiente que serve para guardar ou transportar mercadorias, roupas etc. 2. Esp. No basquetebol, rede de malha por onde se faz passar a bola. 3. Esp. Ponto, no basquetebol.

9. Leia o verbete abaixo: (0,4 – 0,2)

ces.ta.ri.a – sf 1. Grande quantidade de cestos ou cestas. 2. Indústria de cesteiro. 3. Estabelecimento onde se vendem cestos.

a. O que significa a sigla sf?
b. O que indicam os números 1, 2 e 3?

10. Ligue corretamente: (0,6 – 0,2)

Adjetivos* * palavras que dão nome às coisas, elementos da natureza,
objetos,sentimentos e tantos outros.

Verbos* * conferem aos substantivos qualidades positivas ou negativas.


Substantivos* * indicam movimento, mudança de alguma situação.

11. Na frase “Ele escorregou e caiu em cima da mesa quebrada.”, as palavras destacadas são, respectivamente: (0,5)

a. Verbo, substantivo e adjetivo.
b. Substantivo, adjetivo e verbo.
c. Substantivo, verbo e adjetivo.

12. Circule com lápis azul os adjetivos e com rosa os substantivos: (1,0 – 0,05)
a. Era um cavalinho branco de crina loira, comprida e dourada.
b. Em dias ensolarados, leve seu animalzinho para passear.
c. Trate as pessoas com gestos afetuosos.
d. A caneta preta está falhando.
e. O apartamento do meu amigo é bonito, amplo e luxuoso.
f. ­­­­­­­­­­­­­­­O cravo é amarelo e perfumoso.

13. Marque as frases que não têm verbos: (0,5 – 0,1)

( ) Oba! Ganhei!
( ) Que maravilha!
( ) Meu irmão é mais novo que eu.
( ) Guarde sua saia no armário.
( ) Parabéns!



15. Associe cada palavra a seu significado: (1,0 – 0,2)

tetra - quatro
astro – astro
termo – calor
cromo – cor
cali – belo
nomia – lei – regra
grafia – escrita
gono - ângulo
metro – que mede
terapia - cura

( 1 ) tetrágono ( ) escrita bonita
( 2 ) caligrafia ( ) cura pela cor
( 3 ) astronomia ( ) mede o calor
( 4 ) cromoterapia ( ) polígono de quatro ângulos
( 5 ) termômetro ( ) lei dos astros

Pra pensar um pouquinho...

Alguém mandou esse texto para o grupo de atividades que faço parte, mas não lembro quem foi. Se alguém souber, me avisem para colocar os créditos.
beijinhos

Psiu! Vamos escutar o silêncio?
Rua: automóveis, motos, freadas, buzinas, gente passando, construções.
Escola: gritaria, algazarra, sinal, correria.
Em casa: tem geladeira, liquidificador, batedeira, som ligado, televisão falando sem parar. Dá pra ouvir ainda outros ruídos, como:máquina de lavar roupa, os barulhos do elevador, a mãe desesperada gritando com a criança para que ela vá estudar!
É... tenho que concordar com quem afirmou que “o homem moderno perdeu o prazer do silêncio”.
No meio de tanto barulho, as pessoas também se acostumam a ser mais barulhentas, inquietas, estabanadas. Talvez elas achem que, se não fossem assim ,não serão ouvidas. Afinal elas têm que competir com as centenas de ruídos que as rodeiam.
Só que, se formos nesse ritmo vamos ficar loucos ou surdos. Aliás o excesso de barulho provoca a dilatação das pupilas, acelera o coração, contrai os vasos sanguíneos,aumenta os movimentos do estômago e a produção de adrenalina, além de afetar a audição.
É preciso diminuir o barulho. Isso fará bem para todos nós. Mas eu queria propor outra coisa: Vamos praticar alguns momentos de silêncio durante o dia? Minutos de calma, paz, atenção. Brincar de escutar o silêncio...
Garanto que vamos falar menos bobagens, ter mais saúde e todo o ambiente será melhor. Vamos aprender também a ouvir as coisas boas e importantes,que as pessoas querem nos falar.
Claro que existem horas pra rir, correr, brincar etc. Só que as pessoas estão esquecendo as horas de ficar em silêncio, por isso: Psiu ... (autor desconhecido)

Cores Secundárias

Olá... bolei essa atividade num daqueles momentos de inspiração quando procurava um presentinho pra minha sobrinha... Vi um jogo da Faber Castell com uns caldeirões e tintas...
Espero que gostem...meus alunos amaram. Fizemos com tinta guache.


Voltei com gás total...

Olá pessoal, depois de quase um ano...estava um tantinho distante né... Mas voltei com todo o gás para publicar minhas atividades e as que eu julgo interessantes que pesco por ai na net.
Espero que gostem e que sejam muito úteis.
beijocas
Evê