sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Mostra Cultural - Italia - Informações Gerais


ITALIA
Informações Gerais
A Itália é um país da Europa que faz fronteira ao norte com França, Suíça, Áustria e Eslovênia, cujo território principal forma uma península no mar Mediterrâneo e inclui duas grandes ilhas, a Sicília e a Sardenha. Há praias mediterrâneas da Sicília e da Sardenha, que são as maiores ilhas, e há também as estações de esqui dos Alpes, que formam uma cadeia montanhosa como uma barreira natural entre o norte do território italiano e os países vizinhos.
Seu território corresponde mais ou menos ao tamanho do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil.
Na Antigüidade, a região sofreu influencia de diversos povos até ser unificada pelo domínio do Império Romano, responsável pela difusão da língua e da cultura latinas pelo mundo.
Roma continua a ser a capital da Itália até hoje.
O nome Itália vêm da
Roma antiga. Os romanos chamavam de Itália o sul da península Itálica ou Apenina, que significa "terra de bois" ou "terra de pastos
".
A Itália é uma República democrática parlamentarista. O Chefe de Estado é o Presidente da República, eleito pelo Parlamento a cada sete anos.
A Itália é dividida em 20 regiões, cada uma delas administra seus próprios interesses. Cada região desenvolve programas diversos para alcançar vários objetivos dentro da própria autonomia administrativa que abrange os vários setores da vida regional, de acordo com os recursos econômicos que elas tem.
Os programas são desenvolvidos nos vários setores: cultural, sanitário, industrial, agrícola, comercial, da construção, turístico, etc. e entre as iniciativas das várias regiões italianas nos últimos tempos, as de interesse cultural são as que ocupam um lugar de destaque.
Em toda parte da Itália organizam-se sempre manifestações culturais para o povo. São famosos os verões de Roma e de Milão, durante os quais nos estádios, nos teatros e nos grandes espaços ao ar livre, são apresentadas atrações nacionais e internacionais.
A Itália apresenta grande contraste interno: o norte é bastante industrializado, enquanto o sul é agrícola e mais pobre, o que alimenta anseios separatistas em parte dos habitantes nortistas.
As regiões que têm a maior renda agrícola são aquelas da planície do rio Pó, ao norte: Lombardia, Vêneto, Emília Romagna. Os principais produtos agrícolas são: trigo, arroz (1o. lugar na Europa), hortaliças, frutas, flores, tabaco, óleo, beterrada (utilizada para extrair o açúcar), frutas cítricas e a uva. A Itália está entre os maiores produtores mundiais de vinho do mundo.
A região mais industrializada é a Lombardia, principalmente a cidade de Milão.


Bandeira
A Bandeira italiana foi adotada em 1870. Foi usada pela primeira vez em 1796 por italianos que apoiavam Napoleão Bonaparte, da França, durante uma guerra contra a Áustria. Napoleão desenhou a bandeira, fazendo-a parecida com a francesa, mas substituiu o azul da bandeira francesa pelo verde, sua cor favorita.



Hino
Nos tempos das guerras pela independência da Itália, uma das músicas mais cantadas pelos soldados italianos que lutaram era uma poesia musicada chamada O canto dos italianos (Il canto degli italiani) também conhecido como "Fratelli d'Italia" por ser o verso introdutório. Foi escrita por Goffredo Mameli, aos 20 anos, estudante de direito e poeta. Morreu jovem, aos 22 anos em 1849, em combate numa das lutas pela Proclamação da Republica Romana. Quando houve a Proclamação da República Italiana, em 1946, a canção Fratelli d'Italia foi indicada, com algumas modificações, para ser o Hino Oficial da Itália.
Hino da Itália(Goffredo Mameli)


Fratelli d´Itália,

l´Itália s`é desta

dell´elmo di Scipio

s´è cinta la testa.

Dov´è la vittoria?

Le porga la chioma,

che schiava di Roma

Iddio la creó.

Stringiamoci a coorte,
siam pronti alla morte.
Siam pronti alla morte,
l´Italia chiamó.
Stringiamoci a coorte,
siam pronti alla morte.
Siam pronti alla morte,
l´Italia chiamó, sí!

Tradução


Irmãos de Itália,
A Itália levantou-se.
Com o elmo de Cipião
Cobriu a cabeça.
Onde está a vitória?
Que lhe sustém a cabeleira
Porque foi como escrava de Roma
Que Deus a criou.Cerremos fileiras.
Estejamos prontos para morrer.
Estejamos prontos para morrer.
A Itália chamou-nos.
Cerremos fileiras.
Estejamos prontos para morrer.
Estejamos prontos para morrer.
A Itália chamou-nos.



Idioma
O italiano é uma das várias línguas que vieram do latim. O italiano começou a desenvolver-se como língua distinta entre 1300 e 1321, quando Dante Alighieri escreveu seu longo poema, a Divina Comédia. Foi escrito no dialeto falado pelos habitantes de uma região da Itália chamada Toscana. O poema de Dante ajudou a fixar este dialeto como o idioma comum da Itália. A forma toscana do idioma italiano atualmente é ensinada nas escolas de todo o país.
Cada região da Itália também tem seu dialeto, mas a língua oficial é o dialeto toscano.

Moeda


A moeda oficial italiana LIRA foi substituída pela moeda européia, EURO, adotada por diversos países europeus a partir de 1 de janeiro de 2002.



Nenhum comentário: