sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Projeto do livro "E se fosse com você"

Uma aluna minha leu esse livro e trouxe para eu ler. Adorei e na escola decidimos trabalhar esse livro como um dos projetos de leitura do bimestre. É excelente trabalhar Bulling com ele. Além das questões que seguem, podem ser trabalhadas outras, usando material concreto ou mesmo adaptando as atividades da professora do livro para a realidade da nossa sala.
Espero que gostem.
beijocas


PORTUGUÊS

Compreensão do texto
1. Quem é o narrador do texto?


2. A professora Nancy é muito criativa e divertida. Cite duas coisas que ela inventa que os alunos adoram.

3. Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
a. ( ) A professora Nancy consegue controlar a sala inteira, inclusive fora de suas aulas.
b. ( ) A professora não sabia o que estava acontecendo fora de suas aulas.
c. ( ) O Animal é o menino mais inteligente da escola.
d. ( ) Toda “panelinha” do Animal são uns medrosos e não têm coragem de fazer nada para detê-lo.
e. ( ) A Eli é muito zoada pela Barbie, só porque é um pouco gordinha e sensível.


4. Quem era a Barbie? Por que ela tinha esse apelido?


5. Assinale a alternativa correta para cada frase:


a. O Animal perturba o narrador porque: ( ) ele usa aparelho ortodôntico. ( ) ele usa óculos. ( ) ele é o mais baixinho da turma.

b. O Narrador, quando crescer, deseja ser igual ao: ( ) Albert Einstein. ( ) Santos Dumont de Andrade. ( ) Thomas Edison.


6. Um dia o Animal retirou e escondeu os óculos do narrador, o que ocorreu por causa disso?


7. Depois do ocorrido citado acima, o que houve no pátio do colégio?


8. Numere os fatos de acordo com a ordem em que ocorreram:


( ) A professora fez uma brincadeira que fez todo mundo refletir sobre as dificuldades que algumas pessoas enfrentam na vida.
( ) “O Dia dos Diferentes” vai ficar para sempre na memória daqueles alunos.
( ) Depois que o narrador foi levado para a enfermaria Eli contou tudo para a professora Nancy. ( ) A professora Nancy ficou muito triste com o que estava acontecendo.
( ) Todos perceberam que todos devem se respeitar, apesar de suas diferenças.
( ) No dia seguinte a professora entrou na sala com um monte de coisas nas mãos.

9. Encontre no diagrama abaixo os nomes de todas as personagens que aparecem no texto:
Gramática e ortografia
1. Releia a página 11 e escreva todos os adjetivos que:
a. eram utilizados para perturbar a Eli.
b. eram utilizados para perturbar o narrador.

2. Reescreva os trechos, substituindo as palavras destacadas por um sinônimo. Se for necessário faça alterações.
a. “Quando eu crescer, meus pais vão me deixar fazer uma cirurgia, mas, por enquanto, tenho de suportar o Animal...”
b. “Uso óculos porque preciso, não porque quero. Eli é gorda porque nasceu assim, e cada um é o que é.”

3. Decifre os emoticons e descubra o que o Animal quis dizer para Barbie depois de todo ensinamento da professora Nancy.

Oi Barbie, antes eu estava :-) e :-D de todos, mas depois de tudo isso estou morrendo de X-).
Zoei muito só porque o moleque usava 8-), mas ^.^, fique em :-X ta?! Fiquei :-( e vou tentar virar um 0:-). [ ]'s e :-# .
Animal

4 comentários:

Vanúzia disse...

Oi, sou profª de 5º ano,meu nome é Vanúzia, trabalho em uma escola de São Vicente. Gostaria de parabenizá-la pelo projeto. Adotei este livro, meus alunos adoraram.

Vanúzia.

Evê disse...

Obrigada Vanuzia... fico feliz em poder ajudar, dar idéias... Volte sempre, use e abuse das coisinhas que posto por aqui...
beijocas

Na disse...

E as Respostas ???

Anônimo disse...

E as Respostas? alguem podeiria me passar ?