1. Use sua criatividade e complete as frases usando substantivos: (2,4 – 0,3)
Aquela ____________________ é muito bonita.
Esse ____________________ é engraçado.
A ____________________ está em cima do telhado.
Os ____________________ acabaram de chegar.
Meu ____________________ está no guarda roupa.
Que ____________________ feio!
As ____________________ estão contentes.
Os ____________________ estão voando.
2. Coloque os substantivos que você escolheu no exercício 1 em ordem alfabética. (1,6 – 0,2)
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
3. Leia e sublinhe todos os adjetivos do texto: (1,8 – 0,2)
O Fusca e o robô
Um Fusca velho e barrigudo, e um robô novinho e narigudo, encrencaram com um caminhão.O caminhão olhou para os dois; o robô vermelho e o Fusca fofoqueiro, e depois deu um abraço gostoso nos dois, dizendo:
- Que bons companheiros!
Os dois se olharam sem graça, sem saber o que fazer.
O caminhão soltou uma boa gargalhada e falou:
- Quem mandou julgar antes de conhecer?
4. Faça uma lista de coisas que podemos encontrar num jardim. Em seguida, escreva adjetivos para elas: (2,0 – 0,2)
5. Complete a cruzadinha usando adjetivos: (1,8 – 0,2)
1. Menino que tem coragem, menino ___________________________
2. Boletim da escola, boletim ___________________________
3. Filme que assusta, filme ___________________________
4. Aquele que tem preguiça é ___________________________
5. Revista da semana, revista ___________________________
6. Festa do mês de junho, festa ___________________________
7. Queijo de minas, queijo ___________________________
8. Pagamento de conta feito por mês, pagamento ___________________________
9. Quem tem carinho por outra pessoa é ___________________________
6. Escolha um adjetivo do exercício anterior e escreva uma frase com ele. (0,4)
____________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário