quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Revisão de História

Fiz essa revisão super rápida da História do Brasil desde o Descobrimento até o Proclamação da República.
Relembrando a História do Brasil
Antes de se chamar Brasil, nosso território recebeu vários nomes. O primeiro nome, Pindorama, foi dado pelos homens que aqui viviam. Quando os portugueses chegaram, chamaram esses homens de índios e o território, de Ilha de Vera Cruz. A partir daí, tudo mudou...
Em 22 de abril de 1500, a frota portuguesa, comandada por Pedro Álvares Cabral desembarcou na Bahia.
Portugal então, para conhecer o território descoberto enviou expedições, que descobriram que o território não era uma ilha. Mudaram o nome para Terra de Santa Cruz. Descobriram também o pau-brasil, que se tornou a 1ª riqueza explorada, usando os índios como escravos. O território passou então a se chamar ’Brasil”.
Quando outros europeus descobriram e começaram a explorar o pau brasil, o governo português decidiu povoar a terra encontrada. E assim, dividiu o território em 15 faixas de terra, chamadas de “Capitanias hereditárias”. Foi na Capitania de São Vicente que Martim Afonso de Souza iniciou o cultivo da cana de açúcar, que se tornou a 2ª riqueza explorada no Brasil. E a mão de obra escrava era indígena.
A partir de meados do século XVI, os portugueses passaram a trazer escravos africanos para trabalhar nos engenhos de cana de açúcar. Anos mais tarde, os holandeses bloquearam os portos africanos e não havia mais como os portugueses trazerem negros para serem escravizados aqui. Surgiu a necessidade de buscar mão de obra e decidiram então capturar os índios que viviam em missões jesuítas no interior do território.
Pensando nisso, os paulistas organizaram expedições para o interior do Brasil. Eram as bandeiras. Os bandeirantes, que estavam inicialmente em busca de índios, acabaram encontrando outra riqueza: o ouro. Num primeiro momento, encontraram o ouro de aluvião, encontrado às margens dos rios. Iniciou-se o período da mineração no Brasil e o ouro foi a 3ª riqueza explorada no território.
Devido a uma guerra que estava acontecendo na Europa, e para fugir das tropas francesas que invadiram Portugal, a família real veio para o Brasil em 1808. O príncipe regente, que logo se tornou rei, era Dom João VI. Quando a guerra na Europa acabou, o rei voltou para Portugal, deixando aqui o príncipe Dom Pedro.
Em 7 de setembro de 1822, o príncipe Dom Pedro proclamou a Independência do Brasil e nosso país passou a ser um Império. O príncipe recebeu o título de Dom Pedro I e se tornou o primeiro imperador do Brasil.
O primeiro império foi um período muito conturbado, e o imperador teve muitos desentendimentos com políticos brasileiros, principalmente na elaboração da Constituição, que dava a ele poderes absolutos.
Pressionado pelos portugueses para voltar a Portugal e pelos brasileiros, que queriam que ele abandonasse o trono, em 1831, Dom Pedro I abdicou do trono brasileiro, deixando seu herdeiro Dom Pedro de Alcântara para governar o império.
Como Dom Pedro de Alcântara tinha apenas 5 anos de idade, não pôde governar. O Brasil precisou ser governado por regentes.
O período regencial foi marcado por muitas revoltas populares e, visando diminuir o descontentamento da população, o governo brasileiro decidiu antecipar a maioridade do herdeiro, tornando-o imperador do Brasil aos 14 anos de idade. Ele então recebeu o título de Dom Pedro II.
O segundo império no Brasil foi marcado por dois grandes acontecimentos: a expansão da cafeicultura e a abolição da escravatura.
O café foi a 4ª riqueza explorada no Brasil e o responsável pelo avanço do país. Graças ao lucro gerado por ele, o Brasil pôde se modernizar, com o surgimento de indústrias, ferrovias, bancos, meios de transporte, eletricidade etc.
Iniciou-se também o trabalho dos imigrantes.
Descontentes com o império, um grupo de militares pôs fim à Monarquia e em 15 de novembro de 1889, instaurou a República no Brasil. O primeiro presidente foi Marechal Deodoro da Fonseca.

Questionário (0,84 cada)
1. Quais foram os 4 nomes dados ao território que hoje chamamos de Brasil?
2. Em que dia, mês e ano o Brasil foi descoberto?
3. Quais foram as 4 principais riquezas exploradas até o Brasil Império?
4. Corrija: “Somente os negros africanos foram escravizados no Brasil.”
5. O que eram as bandeiras e o que elas buscavam?
6. Quando e por que a família real portuguesa veio para o Brasil?
7. Quem proclamou a Independência do Brasil? Em que dia, mês e ano isso aconteceu?
8. Que período da história do Brasil surgiu após a Independência?
9. Que período da história do Brasil surgiu após a abdicação de Dom Pedro I?
10. Quais foram os 2 principais acontecimentos do Segundo Império?
11. Qual foi a mão de obra usada nas lavouras de café e nas indústrias?
12. Em que dia, mês e ano foi proclamada a República no Brasil?
13. Quem foi o primeiro presidente republicano do Brasil?

Um comentário:

Unknown disse...

OLÁ!!
ADORO SUAS ATIVIDADES!!
VC É ÓTIMA!!!
MUITO OBRIGADA PELAS SUGESTÕES!!!
EVELY DE TRES CORAÇOES - MG