terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Usando o dicionário

1. Coloque as palavras de cada grupo em ordem alfabética:
I.
livro dado rua carlos violão
II.
baleia ilha Marcelo peteca unha
III.
salada xarope escova fábio galo
IV.
zebra tadeu amarelo quiabo navio
V.
panela pipoca pudim pente pomada
VI.
clero clone classe clima clube

2. Em cada grupo de palavras, há uma que não está corretamente colocada na ordem alfabética. Sublinhe-a usando lápis verde.
a. elefante – fazenda – jardim – grama – herói – infantil
b. loja – mercadoria – restaurante – teatro – cinema – urso

3. Escreva V para verdadeiro ou F para falso:
No dicionário:
a. Disfarce vem depois de distraído. ( )
b. Pastel vem antes de pássaro. ( )
c. Grade vem depois de grande. ( )
d. Pedreiro vem depois de pedra. ( )

4. Assinale as palavras que se encaixam entre leilão e lente:
( ) lei ( ) lençol ( ) lento ( ) leque ( ) ler
( ) leite ( ) lenda ( ) lenha ( ) lembrar ( ) leve

5. João estava em dúvida quanto à grafia da palavra “caridosa”. Não se lembrava se escrevia com “s” ou “z” . Decidiu procurar no dicionário, mas não encontrou. Explique por que ele não a encontrou.

Os exercícios abaixo se referem à variedade de significações que uma palavra pode ter. Use o dicionário para realizá-los.

6. Observe os significados da palavra planta e depois numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
a. O prego entrou na planta do meu pé. ( ) vegetal
b. D.Joana rega a planta todo dia. ( ) plano detalhado de imóvel
c. A planta da casa foi feita pelo engenheiro. ( ) coloca-se
d. O homem planta a árvore no quintal. ( ) parte do pé que assenta no chão
e. A menina planta-se na porta esperando o namorado. ( ) fincar na terra

7. Observe os significados da palavra bater e depois numere a segunda coluna de acordo com a primeira. a. Frederico bateu as botas. ( ) lavar dando pancadas
b. De manhã, o menino batia o queixo. ( ) iluminar
c. O sol bate nesta sala. ( ) morrer
d. A mulher bateu toda a roupa. ( ) tremer
e. A mulher bateu no filho. ( ) espancar

Nenhum comentário: