Como os cães e os homens se tornaram companheiros?
Alegres, companheiros e bonitinhos, os cães acompanham o homem há milhares de anos. Mas você já parou para pensar por que a gente se dá tão bem com esse parente de lobos e raposas?
Para saber, é preciso imaginar como era a vida antigamente. Há mais ou menos 12 mil anos, as pessoas precisavam caçar para comer. Claro que os cachorros também.
Os cães perceberam que, se não atacassem, podiam ficar perto dos homens e comer a comida que sobrava. E foram se aproximando. Aos poucos, os homens descobriram também que podiam ter a ajuda dos cães para caçar.
Um colaborava com o outro e a parceria deu certo. Mesmo quando não precisavam caçar, os homens continuaram pedindo a ajuda dos cães. Eles cuidavam de rebanhos de vacas e ovelhas, tomavam conta da casa e eram ótimos companheiros.
Revista Recreio, n.52, 8/3/2001
Agora, responda:
a. Qual é o assunto abordado no texto?
b. Os cães são parentes de que outros animais?
c. Segundo o texto, como os cães colaboravam com os homens?
Gramática e Ortografia
1. Complete as lacunas com as palavras de sentido correto.
a. A onça decidiu ____________________ o macaco. (cassar, caçar)
b. Perdi a primeira ____________________ do cinema. (sessão, seção)
c. O cavalo do príncipe tinha uma ____________________ enfeitada. (sela, cela)
d. Os motoristas demoram a chegar em casa quando o _______________ é intenso.(tráfico, trafego)
2. Dê o feminino ou o masculino de:
a. Calabresa:
b. Chinês:
c. Princesa:
d. Inglês:
3. Circule e escreva os adjetivos das frases abaixo:
a. Carol era muito criativa em suas atividades.
b. Aquele cachorro esperto brinca com todos.
c. As rosas do jardim são delicadas e perfumadas.
d. Paulo tem uma personalidade imprevisível e generosa.
4. Responda às questões abaixo. Com as palavras encontradas, complete a cruzadinha: (1,5 – 0,125)
1. Material usado para fazer saco de lixo.
2. Fruta usada para fazer laranjada.
3. Material usado pelo pintor, além da tinta.
4. Cor do céu.
5. O que mais se vende na pastelaria.
6. Refeição que fazemos por volta do meio-dia.
a. Qual é o assunto abordado no texto?
b. Os cães são parentes de que outros animais?
c. Segundo o texto, como os cães colaboravam com os homens?
Gramática e Ortografia
1. Complete as lacunas com as palavras de sentido correto.
a. A onça decidiu ____________________ o macaco. (cassar, caçar)
b. Perdi a primeira ____________________ do cinema. (sessão, seção)
c. O cavalo do príncipe tinha uma ____________________ enfeitada. (sela, cela)
d. Os motoristas demoram a chegar em casa quando o _______________ é intenso.(tráfico, trafego)
2. Dê o feminino ou o masculino de:
a. Calabresa:
b. Chinês:
c. Princesa:
d. Inglês:
3. Circule e escreva os adjetivos das frases abaixo:
a. Carol era muito criativa em suas atividades.
b. Aquele cachorro esperto brinca com todos.
c. As rosas do jardim são delicadas e perfumadas.
d. Paulo tem uma personalidade imprevisível e generosa.
4. Responda às questões abaixo. Com as palavras encontradas, complete a cruzadinha: (1,5 – 0,125)
1. Material usado para fazer saco de lixo.
2. Fruta usada para fazer laranjada.
3. Material usado pelo pintor, além da tinta.
4. Cor do céu.
5. O que mais se vende na pastelaria.
6. Refeição que fazemos por volta do meio-dia.
Um comentário:
esse blog é demais ... quero encontrar mais textos interpretativos...
Postar um comentário