domingo, 2 de março de 2008

Matemática - História com contas

* Dar uma folha para cada grupo e ir falando os parágrafos 1 única vez, dando intervalo de 5 segundos entre cada um deles.
* Os alunos deverão anotar na folha os resultados das continhas, bem como o número do parágrafo correspondente.

Os números indicados entre parênteses ao lado de cada item são as respostas.

Em uma longínqua terra vivia uma corajosa princesa que queria salvar seu país de um terrível dragão, que destruiu 7 seleiros e colocou fogo em 9 casas. Quantas propriedades ele destruiu? (16)
O poder do dragão vinha de seus 13 dentes mágicos. Para salvar seu país, a princesa teria que retirar 4 dentes mágicos do dragão, que não tinha mais mágicas para fazer mal algum. Com quantos dentes o dragão ficaria? (9)
A princesa fez um plano: ela ordenou que seus doceiros reais preparassem os mais gostosos doces da cidade. Pegou uma sacola e colocou 9 doces e deixou na mão direita, outra sacola com mais 9 doces e colocou na mão esquerda. Quantos doces ela tinha nas duas mãos? (18)
E saiu a procura do dragão. Quando ela o achou, ele estava dentro de uma caverna e ela começou a alimentá-lo. O dragão comeu 5 imediatamente, e depois mais 6. E então ele comeu mais 4. Quantos ele comeu no total? (15)
Logo o dragão ficou com uma enorme dor de dente. A princesa disse: "se acalme, eu sou dentista!" Ela escalou a boca do dragão e começou a puxar os dentes. A princesa puxou 8 dos 13 dentes do dragão. Com quantos dentes ele está agora? (5)
Mas o dragão continuou a urrar muito bravo e ela saiu correndo e foi perguntar para o Mago Turú o que ele achava que poderia ter ocorrido. O tal Mago morava em cima de uma enorme montanha encantada. E as pessoas só podiam chegar lá dando pulinhos. Com muita determinação em salvar seu país do terrível dragão, a princesinha saiu pulando na estradinha que dava 7 voltas na montanha, como para cada volta ela tinha que dar 50 pulinhos. (350)
O Mago disse pra ela o seguinte: " Os verdadeiros poderes mágicos do dragão estão nos caninos." Quantas palavras o Mago falou para a princesa? (9)
Ela entendeu a mensagem, voltou correndo para o palácio e ordenou ao cozinheiro real que fizesse o doce mais duro que ele conhecesse. O cozinheiro fez então: 4 tachos de rapadura com 2 kg cada. Quantos kilos de rapadura foram feitos? (8)
Ela deixou os 4 tachos na porta da caverna onde o dragão urrava desesperadamente. Quando ele sentiu o cheiro dos doces veio correndo e comeu um kilo para experimentar. Quantos kilos sobraram? (7)
Como ele gostou muito ele voltou e comeu tudo o que podia agüentar: 5kg! Quantos kilos sobraram desta vez? (2)
Aí começou a dor de dente de novo e ele começou a urrar e a chamar pela princesa-dentista. Ela arrancou os 2 caninos e o dragão perdeu seus poderes mágicos. Com quantos dentes ele acabou ficando? (3)
Ele ficou muito bonzinho, tão bonzinho que a princesa resolveu convidá-lo para ir morar no castelo e ele concordou em ir morar lá em paz. Mas o dragão era tão grande e espaçosoque ocupou metade dos 48 quartos do castelo. Quantos quartos ele ocupou? (24)
E agora todo dia ele come seis doces de manhã e quatro de tarde, sete dias por semana. Quantos doces ele come por semana? (70)
Isso para não falar não seu café da manhã que é 1 litro de leite, 2 pacotes de bolacha, 3 maçãs, 4 torradas, e finalmente ele está pronto para o melhor: 5 cajuzinhos, 6 bolachas de coco, 7 bombons, 8 tortas de chocolate, 9 bolos de andares. Com tudo isso ele vive bem calminho no castelo e todo o povoado diz:

Viva a princesinha que conseguiu reduzir o mal humor do dragão a ZERO!!!!

3 comentários:

Maria disse...

Evê, achei muito bom o Dominó de Multiplicação e a História com contas. Vão ajudar bastante minha filha e meus alunos. Valeu! Parabéns e obrigada.
Help.

liliane disse...

Por favor preciso de um texto para usar em uma prova de matematica

Marcia disse...

Oi Evê teu blog é maravilhoso! Amei! parabéns, obrigada por dividir conosco tuas ideias