Deixar claro:
· o que se espera dos alunos
· o tempo de duração da preparação e os passos da tarefa
· a data da apresentação
· que a avaliação se dará durante e no final da atividade.
· qual o papel dos participantes (expositor, platéia, professor) e o que não pode acontecer durante a apresentação.
Um seminário deve ter um texto escrito em linguagem formal e um recurso de apresentação.
1º momento: Pesquisa sobre o tema
2º momento: Preparando o texto
· Os participantes de um seminário devem sempre realizar um trabalho em equipe.
· O trabalho deve conter:
* Capa: com o nome da escola, o nome da professora, os nomes dos integrantes, o tema/título do trabalho
* As folhas seguintes deverão conter: o objetivo e o conteúdo do trabalho
* A última folha deverá conter a bibliografia, ou seja, os nomes dos livros ou sites pesquisados. (Se pesquisar em sites, não esqueça de colocar a data da pesquisa)
3º momento: Preparando os recursos de apresentação
· Cartazes com ilustrações, desenhos, gráficos, tabelas, mapas...
· A própria lousa
· Sucatas
· Retroprojetor e transparências para escrever o esquema e o planejamento da fala, ou para ilustrar o trabalho
4º momento: Treinando para a apresentação
Os integrantes do grupo deverão dividir o trabalho de forma que todos falem um pouquinho sobre o assunto.
Cada integrante do grupo deverá treinar como apresentará sua apresentação do seminário. Não é necessário decorar sua fala, pois se você sabe o que pesquisou, saberá contar para os colegas.
Por exemplo, um integrante poderá explicar os cartazes (ou transparências, ou a sucata, ou o esquema feito na lousa), outro explicará o texto, outro falará a conclusão do trabalho.
5º momento: A apresentação
· O grupo posiciona-se diante do público para iniciar a apresentação. ATENÇÂO ao tom de voz em cada situação.
· “Abrir a exposição”: que forma o aluno utilizará para entrar em contato com os demais (saudação)
Por exemplo: “O assunto da nossa exposição será...” ou “Boa tarde, hoje falaremos sobre...”
· Os alunos falarão sobre o trabalho de forma que todos entendam e utilizando com eficácia os recursos materiais: cartazes, registro na lousa, equipamentos;
· Finalizar a apresentação. (Conclusão)
Por exemplo: “Em resumo...”; ou “O que foi dito aqui foi...”; ou “Para concluir...”; ou “Recapitulando, podemos dizer que...;“
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