sábado, 8 de março de 2008

Texto e atividades

Leia:
Onçalina acordou com sede. Pudera! Havia tido um sonho horrível durante a noite, mas não conseguia se lembrar de nada.
Foi até a lagoa beber água... só que quando viu sua imagem refletida, deu um miado assustado!
- Quem pegou minhas pintas? Sumiram todas!
Onçalina deitou e começou a miar bem alto, de raiva.
- Oh, dor! Que desgraça pelada!
Nunca mais vou ser a mesma... Ninguém vai ter medo de onça sem pinta, pensava a caminho da árvore da coruja.
Acordou a doutora com um miado meio fraco:
- Me ajude, coruja. Posso estar muito doente. Deitei pintada e acordei despintada!
- Hum... parece um caso de despintite. Tenho um remédio bom para isso.
Deu à onça umas folhas bravas do mato, pintadas de preto e receitou:
- Coma essas folhas, dê cinco pulos, dois espirros e um miado.
Onçalina comeu as folhas, deu os pulos, espirrou miautchim, miautchim, mas...
- Nada, doutora! - suspirou chateada. Nem uma pintinha.
- É pena, mas não posso fazer mais nada - consolou a doutora coruja.
Estava cansada e desanimada. Deitou debaixo de uma árvore e resolveu dormir ali mesmo. Era uma vez uma onça pintada, resmungou.
Quando acordou, levou um susto! No seu corpo pelado havia pintas de todo jeito, de todo lado.
Os bichos estavam todos ali olhando para ela.
- Resolvemos ajudar você. Cada um dos bichos colocou em você um pouco de suas pintas. Agora você está pintada de novo,
Onçalina nem sabia como agradecer.
- Vou dar uma festona para todo mundo, porque agora somos parentes... temos pintas em comum!
Telma Guimarães Andrade

1. Responda:
a. No texto, o narrador participa da história?
b. Por que Onçalina deu um miado assustado quando foi beber água?
c. Em que lugar acontece a história?
d. Como os bichos ajudaram Onçalina?
Nos quatro primeiros parágrafos, grife de vermelho a fala da personagem e de azul, a do narrador.


2. Retire do texto duas palavras escritas com S com som de “zê”:

3. Complete as palavras com as letras g ou j:
ti ___ elinha su ___ eira contagi ___ oso
___ elo laran ___ eira di ___ estivo
al ___ emado colé ___ io lo ___ a re ___ eição

4. Assinale a alternativa na qual todas as palavras estejam escritas corretamente:
Palavras escritas com ç:
( ) criança – paçado – louça
( ) lingüiça – preguiça – laço
( ) almoço – oço – groço
Palavras escritas com ch:
( ) achar – puchar – chadrez
( ) bolacha – chato – chapéu
( ) mechicano – mochila - chapéu
Palavras escritas com s:
( ) sonho – cansado – masagem
( ) palhaso – sempre – sorrir
( ) super – sucata - subir
Palavras escritas com h:
( ) homem – hovo – higiene
( ) horta – helefante – hino
( ) horário – hora – harpa

5. Leia:
Quando eu era pequena, morava num bairro só de casas. O lugar era tão calmo que nós podíamos brincar no meio da rua. Parecia uma cidade do interior, apesar de ser São Paulo.
O narrador dessa história:
( ) é também personagem dela.
( ) não é personagem, ele conta a história de outras pessoas.
Circule no texto as palavras que lhe deram essa informação.


6. Leia e reescreva o texto, corrigindo as palavras erradas:
No encontro de conhecidos cientistas que acomteceu na nosa cidade, o último a falar foi o dr. Klim Procur. todos ficaram surpresos quando ele contou que descobriu um grande esqueleto de dinosauro, de mais de mil anos, enterado perto das momtanhas Kwin.
Esa descoberta fes com que muitos curiosos fossem visitar as montanhas, porque queriam ver os restos do dinossauro.

7. Que tipo de pontuação tem no texto? Escreva os sinais de pontuação.


8. Leia o texto:
General Salgado, 20 de setembro de 2003.
Querida Cecília
Estou escrevendo para saber se você está bem.
Meus pais me contaram que você ganhou a bicicleta que tanto queria e fiquei feliz por isso, mas fiquei triste por não ter ido ao seu aniversário.
Aqui muita coisa mudou. Meu irmãozinho Caio nasceu e não estou mais com ciúme dele. Ele é muito bonitinho e gosta muito de mim. Na escola minhas notas estão ótimas, e a professora sempre elogia minhas lições.
Vê se manda uma cartinha para mim contando as novidades, pois estou com muuuuuuita saudade!!!
Beijos da sua amiga
Melissa

Agora responda:
Como denominamos textos como esse?

2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei seu log, você é demais.Suas ativiade me ajudaram bastante!
Valeu!!

cidinha disse...

Olá! Adorei!
Os textos, as atividades, tudo!
Com certeza me serão muito úteis.
Obrigada
Parabéns!