domingo, 2 de março de 2008

Movimentos da Terra

Observando o céu aqui da Terra, temos a impressão de que as estrelas mudam de lugar. Além disso, achamos que durante o dia elas desaparecem. Engano duplo! As estrelas nunca somem. Acontece que de dia a luz do Sol ilumina o céu e impede que vejamos o brilho delas. Elas também estão sempre na mesma posição, mantendo entre si as mesmas distâncias. O nosso planeta é que se move, provocando a sensação de que as estrelas estão se mexendo.
A Terra está sempre em movimento no espaço. Ela gira em torno de si mesma e em torno do Sol. Esses dois movimentos acontecem ao mesmo tempo.

O movimento de rotação

Rotação é o movimento que a Terra faz quando gira em torno de si mesma. Para dar uma volta completa em torno de si, a Terra leva cerca de 24 horas, ou seja, um dia.
O movimento de rotação da Terra explica a existência dos dias e das noites. De dia, uma parte dos habitantes da Terra recebe luz solar, porque a parte da superfície da Terra onde vivem está virada para o Sol, mas os habitantes da Terra que estão do outro lado não recebem essa luz, então é noite. A Terra vai girando e, em certos lugares, passa a ser noite quando era dia e, noutros lugares, do outro lado da Terra, passa a ser de dia quando era noite. E isto sem nunca parar!

O movimento de translação

Translação é o movimento que a Terra faz quando gira ao redor do Sol. Cada volta completa em torno do Sol leva 365 dias e seis horas, ou seja, um ano.
A Terra gira inclinada ao redor do Sol. Por isso, a luz e o calor do Sol chegam a algumas partes de nosso planeta de modo mais direto do que a outras.
A inclinação da Terra e o movimento de translação dão origem às estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.
Os diferentes lugares onde nasce e se põe o Sol ao longo do ano, o diferente aspecto do céu noturno, a sucessão das estações do ano e a diferente duração dos dias e das noites num certo lugar da Terra são, todos eles, explicados pelo movimento de translação da Terra.

O ano bissexto
O tempo que a Terra demora a dar uma volta completa em volta do Sol não é exatamente de 365 dias, mas sim 365 dias e 6 horas, pelo que, de quatro em quatro anos, existe um ano com um dia a mais no calendário, sempre o último de Fevereiro. Esses anos são chamados bissextos.




Exercícios

1. A Terra realiza dois movimentos. Quais são eles? Explique-os.
2. Observe a representação do planeta Terra e faça o que se pede:

a. Pinte o Sol de amarelo.
b. Pinte um dos lados da Terra de amarelo para representar os raios solares que estão chegando ao planeta.
c. Escreva, no desenho, onde é “dia” e onde é noite.

3. Qual dos movimentos da Terra produz o dia e a noite?
4. Que movimento da Terra produz as estações do ano?
5. Explique a existência do ano bissexto.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi eu adorei seu blog, e também as atividades no picasa!!!
Sou de cascavel - paraná te desejo mts coisas boas!!!
Bjs

Anônimo disse...

Nossa adoreiiiiiiiiii seu blog.
Tudo de bom...
Sou prof, e acho que a partir de hoje ele será meu aliado...
Obrigada
Vanessa - Corbélia ´PR

Anônimo disse...

Nossa adoreiiiiiiiiii seu blog.
Tudo de bom...
Sou prof, e acho que a partir de hoje ele será meu aliado...
Obrigada
Vanessa - Corbélia ´PR