sexta-feira, 7 de março de 2008

Resolvendo situações problema

Gente, meus alunos chegaram no 5º ano com uma certa dificuldade em resolver probleminhas de matemática. A dificuldade está em saber qual continha deve ser usada; eles não sabem quando usar subtração ou divisão, adição ou multiplicação, essas coisas... Estou trabalhando isso com eles em classe e pra treinar, eu preparei uns papéis com 5 problemas em cada. Assim, pelo menos 2 vezes por semana, como lição de casa, eles levam esses papéis colados no caderninho e resolvem os probleminhas. Vamos ver se isso vai dar certo... Espero que sim...rs...
Esses probleminhas eu peguei na net, no grupo de Sugestão de atividades - séries iniciais.
Resolva os problemas em seu caderno:
1. Seu José é pedreiro e está construindo um muro. Ele recebeu 7 carregamentos iguais de 865 tijolos e espera receber ainda mais 2.350, que serão usados nessa construção. Quantos tijolos serão usados para construir esse muro?
2. Para entregar um pedido de 360 cadernos, seu Pedro fez pacotes com 15 cadernos cada um. Quantos pacotes ele fez?
3. Em uma caixa podem ser colocadas 45 latas de refrigerante. Quantas latas de refrigerante podem ser colocadas em 328 caixas iguais a essa?
4. Manoel encomendou 17 caixas de azulejos. Cada caixa continha 46 azulejos. Ao abrir as caixas ele verificou que 38 azulejos vieram quebrados. Quantos azulejos ele recebeu sem estarem quebrados?
5. Uma fábrica tinha em seu depósito 3.400 caixas de azulejos. Dessas caixas, 132 foram deixadas na maior revendedora da cidade e as demais foram igualmente distribuídas entre 38 lojas. Quantas caixas receberam cada uma dessas lojas?


Resolva os problemas em seu caderno:
1. Ricardo, Pedro e João fazem caminhadas, percorrendo o mesmo trajeto todas as manhãs. Ricardo faz o percurso em 2 horas e meia; Pedro, em 2 horas e 45 minutos e João em 140 minutos. Quem faz o percurso em menos tempo?
2. Multiplique 25 por 16. Ao resultado, acrescente 1500 unidades. Do total, retire duas centenas e meia. Que número você obteve?
3. Adicione 42803 a 80978. Do total, subtraia 6004 unidades e divida o que sobrou por 3. Qual é o resultado?
4. Divida 3750 por 25. Ao resultado, acrescente meio milhão de unidades. Que número você formou?
5. A diferença entre a idade de Carolina e a avó dela é de 69 anos. A avó tem 75 anos. Qual a idade de Daniel, irmão de Carolina, sabendo que ele é 2 anos mais velho que a irmã?


Resolva os problemas em seu caderno:
1. Para uma festa foram compradas 5 dúzias de rosas, 2 dezenas de hortênsias e 1 dezena de palmas. Quantas flores enfeitaram a festa?
2. Uma indústria tem 3027 funcionários que trabalham durante o dia e 1203 que trabalham à noite. Quantos funcionários tem essa indústria?
3. Um livro tem 375 páginas. Carlos já leu 198. Quantas páginas faltam para ele terminar a leitura?
4. Meu bisavô morreu em 1894 e viveu 87 anos. Em que ano ele nasceu?
5. Numa loja de brinquedos havia 678 bonecas no estoque. No mês passado foram vendidas 148 bonecas e, neste mês, 227. Quantas bonecas ainda restam no estoque dessa loja?


Resolva os problemas em seu caderno:
1. Num estacionamento há 4 setores. Cada setor tem 15 vagas. Qual é o número total de vagas?
2. Minha irmã tem 17 anos. Meu pai tem o triplo de sua idade, menos 5. Qual a idade de meu pai?
3. Renan tem 19 anos e Rodrigo tem o triplo de sua idade. Qual a soma das idades dos dois rapazes?
4. Leonora tem 6 anos. Seu irmão tem o triplo de sua idade mais 3 anos. Qual a soma das idades de Leonora e seu irmão?
5. O tio de Mariana tem 45 anos. Em que ano ele nasceu?

7 comentários:

Carolina Santos disse...

Fiz isto com os meus alunos e eles gostaram

Anônimo disse...

Olá.. gostei muito do seu blog... também tenho um blog sobre educação... venha me visitar..
http://tawanaorlandi.blogspot.com/
Abraços

Karla Almeida disse...
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Blog da Tia Zan disse...

Era tudo o que eu queria! Muito bom! Adorei!

Lays God disse...
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Lays God disse...

Adorei as atividades de Matemática, estou utilizando com a minha filha em casa.
Grata

Lays God disse...
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